Risoto, tortellini, canelone, ravioli, fettuccine, todos vão bem com o queijo da canastra. Longe da sofisticação excessiva de outras gastronomias, a comida típica italiana estampa com orgulho sua simplicidade e originalidade em pratos com um confortante ar familiar - do jeito que gostamos. Na Itália, uma reunião para se alimentar é sinônimo de alegria, um bom papo e excelente gastronomia, já que o italiano preza por uma comida saborosa à mesa, mesmo que da forma mais simples. Há quem resista? Apesar de a massa e a pizza serem seus representantes mais populares, há outras especialidades tão saborosas quanto autênticas.
O tradicional cardápio italiano começa com os chamados antipasti, que significa "antes das refeições", no plural mesmo. São pratos mais leves, como saladas e fiambres, ou, no caso do sul, as diversas variações de sopas. Em seguida, é servido o primo (piato), o primeiro prato, que costumar ser uma massa ou um risoto. O secondo (piatto) é formado pelas carnes ou pescados, seguido do contorno, que é o acompanhamento, e normalmente são hortaliças. Para finalizar, il doce, as deliciosas sobremesas italianas como o tiramisú, ou alguma fruta da estação. Quando escolhem um único prato, os italianos têm o costume de comer massa ou pizza, de preferência em uma aconchegante trattoria.
O primeiro passo para celebrar a Itália em casa é aprender a fazer uma autêntica massa italiana, e por aqui, podemos frequentemente incluir um belo queijo canastra nas receitas onde o queijo faz a diferença. Para comprovar se você está craque na típica massa da terra do macarrão, uma receita especialmente da Itália, que pode facilmente ser incrementada com um delicioso queijo meia cura.
FETTUCCINE CANASTRA À PAPALINA
- Execução: fácil
- Vinho: Est! Est!! Est!!! di Montefiascone
- Preparação: 10 min
- Cozimento: 40 min
- Calorias: 499 a porção
Para 4 pessoas:
- 320g de fettuccine de ovos frescos
- 100g de presunto cozido cortado
- 150g de ervilhas frescas ou congeladas
- 40g de manteiga
- 2 ovos
- 1 cebola
- Queijo canastra meia cura ou curado
- Sal
- Pimenta
Em uma panela, deixe derreter a manteiga, frite a cebola picada e, quanto ela se tornar transparente, junte as ervilhas. Tampe e cozinhe por 25-30 minutos. Quando estiver quase cozido, adicione o presunto picado, sal e pimenta. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos com duas colheres de sopa de queijo parmesão. Ferva o macarrão até ficar al dente, escorra (reserve uma xícara da água do cozimento) e misture rapidamente com os ovos, que precisam solidificar em torno da massa, formando uma espécie de véu. Adicione as ervilhas e presunto, complete com um pouco de manteiga, queijo canastra meia cura ralado e pimenta moída na hora. Se o macarrão estiver seco, borrife a massa com a água do cozimento que foi reservada. Servir de imediato à mesa.